7/10/2009

O que é Design?


O que é Design? Alguém já se perguntou o que é realmente Design e qual é a sua função dentro da sociedade e qual é o seu propósito dentro da comunicação? Se buscarmos a verdadeira razão social do Design seria qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Um processo normalmente orientado por uma intenção ou objetivo, para a solução de um problema estético dentro da sociedade.

Por isso muitos designers entram em crise com o questionamento do caráter artístico do design e uma das questões tradicionais e mais preocupantes para os jovens profissionais se depara com os seus problemas conceituais pela primeira vez quando exercem algum trabalho envolvendo a identidade visual, e sempre entramos em conflito e no perguntamos "- o design é uma arte?" e existe uma única resposta, a mais simples de todas faz jus à questão e é "não".

Para muitos, o design não deve ser chamado de arte, considerando a forma como a história da arte moderna e contemporânea encara o significado desta palavra. Muitos sabem que a partir do século XIX o termo "arte" ganhou um sentido ideológico ligado a uma produção de materiais individualistas e transcendentes, enquanto o design defende uma atividade funcional que atendesse à sociedade. Dentro deste quadro carrega as heranças de seu caráter interdisciplinar, evoluiu, encontrando sua maior expressão na Bauhaus, a escola de grandes profissionais como Max Bill um dos co-fundadores, Alexandre Wolner .

Umas das grandes tendências do Design moderno seria o Japão e sempre foi referência no mundo das artes, com produções artistas em destaque, é natural em suas publicações e em tecnologia, disciplina e uma alimentação diferenciada, só novidade os quais Ikko Tanaka representa, um dos meus preferidos designers representa seu pais e suas tradições.

Mas hoje em dia o que é realmente o Design?

Muitos não sabem e existem profissionais que se autodenominam Designers, entre eles a grande novidade seria o Hair Designer? O que é isso, afinal, desenho de cabelo, mas cabelo precisa apenas de um simples corte, mas até ai tudo bem, tem a simetria do rosto até concordo, o resto é exagero. Hoje, as associações profissionais adotam o design como nome, para alívio de seus participantes, o termo “Designer” tornou-se moda, nome de luxo, vendável para muitos, gerando confusão sobre a nomenclatura dessa profissão ainda jovem e incompreendida, acabam confundindo design como aparência.

Nenhum comentário: