8/24/2008

Maiakovski, a tempestade revolucionaria.


DEDUÇÃO


Não acabarão com o amor, nem as rusgas, nem a distância. Está provado, pensado, verificado. Aqui levanto solene minha estrofe de mil dedos e faço o juramento: Amo firme, fiel e verdadeiramente.


Maiakovski tornou-se um dos principais poetas extraordinário e integrantes do movimento futurista na Rússia do século xx se expondo com uma grande força da natureza destruindo o passado literário, mas defendo grandes poetas soviéticos como Alexander Pushkin e Andrei Biéli. Aclamado como poeta do futuro do apogeu da maquinaria, da eletricidade, e do urbanismo durante após a revolução de 1917, na união soviética de forma prática na utilização do vocabulário destituído de aura estética, urbano, cotidiano, com o qual soube, no entanto, expressar-se em metáforas brilhantes e de meticuloso tratamento artesanal ganhando fãs pelo o mundo com sua sensibilidade poética.

Como poeta excessivo e intenso na obra e na vida, interrompeu aos 37 anos incompletos, tanto na arte quanto na vida breve, ambos atravessados no meio da revolução russa e na guerra mundial. Maiakovski nunca soube resolver o seu dilema torturante? Poesia ou política? Realmente era difícil ser extraordinário em seus versos, como se houvesse alguma força contraditória agindo sobre o poeta no meio da arena política e cultural soviética, com seu otimismo ao futuro e a vitalidade da URSS de um país “estado-comuna- sem burocracia e sem elite.

Sua maior admiração política foi o revolucionário Vladimir Lenin, morto em 1924. O poeta sempre viveu um dualismo na consciência que desencadeou sua tragédia um dia. De um ar critico e de uma visão engajada de um futurismo marcado por tradições nacionalista e tendências á valorização dos sentidos e dos sons das palavras. Com o propósito na divulgação de suas poesias na ação revolucionária em grandes auditórios, panfletos, cartazes em suas apresentações anárquicas conhecido como o “saqueador futurista” ou ”valentão da periferia”.

Para souber mais sobre o poeta e sua biografia resumida, e seus momentos na revolução, citações e poesias. Acesse o site:


Se acaso queira ter algum livro dele tem uns maravilhosos livros e bem traduzidos por grandes tradutores da linguagem russa.

- Biografia Maiakovski: O Poeta da Revolução (tradução de Zoia Prestes/ Record.

- Minha descoberta da America (Martins)

- Os mais importantes são as coletâneas: Poemas (Perpesctiva) tradução de Boris Shnaiderman, Augusto Campos e Antologia Poética (leitura) tradução de E. Carrera Guerra só encontrado em sebos hoje em dia.


Vladimir Maiakovski (1893-1930)

Nenhum comentário: