8/19/2008

Consciência Ecológica



Bom, recentemente, o Brasil ficou colocado em 34º lugar entre 149 países mais comprometidos com o meio ambiente. Mas para nós brasileiro este é um resultado satisfatório? Entretanto a Newsweek achou que o Brasil deveria ter uma colocação melhor devido às campanhas do uso do etanol e das hidrelétricas como principal fonte de energia, mas penalizando o desmatamento crescente em nossas terras, um pouco triste, porque precisamos de mais investimentos por parte do governo em programas de educação ambiental, fiscalizando ás áreas protegidas e agentes ambientais. Como também o trabalho de conscientização e saneamento básico com a população já implantadas nas escolas e comunidades, deveríamos trabalhar um pouco mais esta questão com solidariedade.

Através de dados divulgados recentemente pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente revelou que o desmatamento da Amazônia aumentou 19% nas unidades de áreas de preservação ambiental. São reservas e parques para desenvolvimento urbano, são tratados de forma sectária, apenas registrada em livros, uma situação lamentável dentro da corrupção ao qual convivemos todos os dias.

Para a melhoria de todos nós brasileiros e do ecossistema será necessário a construção de base de relacionamento do ser humano com a natureza dentro desse mundo globalizado, onde o fundamental é o capitalismo. E se pensarmos por outro lado a situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social e justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam melhor qualidade de vida em todos os aspectos. Mas consolidando modelos de desenvolvimento sustentável no país, obvio que exige a construção alternativa na utilização de recursos, sendo orientados por uma racionalidade ambiental e uma ética solidaria em que a população brasileira seja consciente sobre a contaminação e degradação dos ecossistemas que crescem em um ritmo acelerado por ano.

Se toda população fosse consciente sobre o problema causado pelo grande uso de sacolas plásticas, umas das opções de embalagem mais comum no comercio e supermercados e por cima econômica, um dos maiores malfeitores do aumento de volume do lixo coletado nas grandes cidades em desenvolvimento diminuiu a vida útil dos aterros sanitários. Por ano estimula-se que 66 milhões de sacolas usadas a cada ano no Estado (um resultado de 645 municípios paulista - amplia aterros e deixam de investir na educação e saúde). Engraçado esse produto aumenta em até 20% o volume do lixo, embora sua massa corresponda a apenas 10 %. E outros inconvenientes são o fato de a sacola ser impermeável e demorar até 300 anos para se decompor.

– Quantidade de gás carbônico emitido num ano por pessoa em quilogramas: 65, ao longo desse processo.

- Cada brasileiro produz por ano cerca de 130 quilos de lixo por ano. Depois de separados 40% dele é reaproveitado, emissão de gás carbônico num ano por pessoa 91 em quilograma.

No mundo são consumidos 500 bilhões de sacolas por ano e os brasileiros jogam fora, todos os meses um bilhão. Em medias, são 66 unidades por ano para cada consumidor. Entretanto a conveniência do bom uso do plástico substitui com vantagens econômicas e ambientais outras matérias-primas, como madeira, por exemplo. Integra atualmente, volume de produtos como: moveis, utensílios domésticos, peças e entre outros.

E as leis de preservação a natureza, saneamento básico?

Bom, Embora muitas vezes estas leis sejam desobedecidas pelo homem capitalista, temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes. As leis que regem o comportamento de uma sociedade ou de um indivíduo nem sempre são consideradas justas. Inúmeras vezes nos vemos diante de afirmações populares como "tal lei serve para todos, mas não se aplica a alguns”. Devemos reconhecer que vivemos numa sociedade que devia tratar como principal fundamento a boa formação educacional e de um sólido conhecimento dos problemas existentes e complexos de potencialidades ambientais e saneamento básico, sejamos todos nós conscientes para uma grande melhoria no planeta e no país.



Nenhum comentário: