8/24/2009

Carson, criatividade sujas, rebeldes...

David Carson é um designer gráfico norte americano, conhecido pelo seu trabalho inovador em design de revistas. Foi diretor de arte da revista Ray Gun onde passou a chamar a atenção, sendo considerado hoje o pai da linguagem visual dita pós-moderna influenciando fortemente a geração presente, pós-anos 90.

Antes de se dedicar ao design, Carson era sociólogo e surfista, passou a ter gosto pelo design gráfico no fim dos anos 70, nessa época dividia seu tempo entre a atividade como docente em sociologia e o surfing, nesse meio termo fez um workshop de duas semanas e introduziu-se dentro do mundo do design. Tão fácil se tornar um design com workshop...

Dentro do seu repertório de seus trabalhos é utilizado uma ampla criatividade em tipografia, fantasiosas no contexto geral e outros recurso gráficos classificados como “sujos”, “rebeldes”, transgressores”, “repetitivos”, etc. A linguagem de Carson remete a um universo do design moderno pós–Guerra, ligado ao Dadaísmo, especificamente como Merz, um artista plástico, considerado um dos pais da Instalação com sua Merzbaus. Carson, na década de 90, estoura com seus outros projetos de menor porte, chefiando o desenvolvimento das páginas da revista lifestyle e a músical Beach Culture, considerada o ápice criativo de Carson. Com o seu estrondoso sucesso fez com que o designer privilegiasse e não a imposição de qualquer tipo de grid.



Caciques do mundo capitalista como os grandes monopólios como a Coca-Cola, Nike, AmEx, Citibank, e entre outros, eles tiveram suas identidades visuais reformuladas por ele, publicidade impressa e comerciais. Nos seus trabalhos para empresas ou nas páginas de revistas como a porto-riquenha “Surf in Rico” e a brasileira “Trip”, Carson recorre a um mosaico de inspiração que inclui música, grafite, pichações, a vida praiana e as suas inúmeras viagens. O mesmo informa que não pretende se aventurar no mundo da websfera porque acha que o webdesign perde muita força, fica confuso e não segue uma direção clara.


Enfim, foi que elaborou o encarte do album “ Fragile” da banda Nine inche Nails, mas em minha concepção o trabalho todo foi feito pelos vocalistas da banda, mas David Carson é David Carson e seus trabalhos por ser interessante nessas experimentações gráficas, não deixa de ser uma cópia ou característica da pseudo-pós-modernidade.


Para saber mais sobre o Designer degustem o site, tem umas criações legais com tipografia.

www.davidcarsondesign.com/


Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo posto.....ta pesquisando bem ein...isso ai mulher...parabens