6/25/2009

Jornalista precisa de Diploma?

A filosofia tem um jeito peculiar de fazer perguntas simples. Ás vezes ela faz por você mesmo, quando nos perguntamos “Quem sou eu?” perguntando para um reflexo descontrolado no meio do café da manhã ou então “Eu posso confiar em você?” Você repete as mesmas perguntas uma dezena de vezes e saí sem repostas.

|Então, a pergunta “O que é jornalismo?,” no contexto particular filosófico fica mais ou menos assim: “o que faz do jornalismo o que ele é?.” Já começou a complicar, principalmente para o nosso governo que não deve entender muito sobre filosofia, comunicação, ética, respeito, realmente o jornalismo virou uma notícia de jornal de primeira capa:

“Jornalista depende de Diploma?”

- Sim ou não?

È uma situação complexa de se entender, de argumentar ou explicar a questão do diploma, é complicado de dizer por que para muitos tem valor imenso e para outros não, apenas um papel impresso que determina onde você se formou e cumpriu as grades curriculares e assegura a sua estadia no mercado.

Tem profissões que o diploma não é valorizado e mesmo assim a sociedade exige de seus profissionais a técnica e o conhecimento exercido dentro das instituições universitárias, o talento é essencial, mas, o conjunto de informação, competência, qualidade, tempo, organização e selecionar as idéias são adquiridas dentro de uma instituição e diariamente exercendo a profissão dia-a-dia. Países como a Alemanha, Itália e entre outros o diploma não tem valor algum dentro do mercado e sim sua competência de informar dignamente o cidadão, como há grandes jornalistas que tem diploma e os que não tem diploma e são bons no que fazem ou então aqueles que têm um diploma máster e não sabe fazer jornalismo.

Jornalismo é talento e técnica para o desenvolvimento de um assunto e informar o que se passa dentro da sociedade. De qualquer maneira é um grande passo, serão revisadas as grades curriculares de diversas instituições que se dizem formas profissionais e só as melhores ficaram e o diploma será um diferencial, e não desestimulo da profissão.

E antes que algum engraçadinho vá dizendo o que a filosofia tem haver com isso tudo, pensa bem, ela é a base de informação para o homem e só faz complicar mesmo, nem todo mundo é capaz de viver num mundo de sutilezas, só devemos nos adaptar, ter tato, formação, paciência, compreensão, um olhar, e saco!

Outra pergunta?

- Qual o sentido de jornalismo? Como ele faz sentido para quem vê, ouve ou lê um jornal?”

Com essa pergunta saímos da “essência” do jornalismo para o “significado” do jornalismo, e antes que muitos façam perguntas para si mesmo ou pergunte, há uma enorme diferença, tenta desvendar e vê se o diploma é realmente importante ou não.

Como diria Oscar Wilde:

“A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida.”

Songs do Post

- David Bowie - Starman

Nenhum comentário: