11/30/2008

Teatro Sesi apresenta: A Tempestade


Uma das maravilhosas peças de teatro escrita por Shakespeare em 1613, A tempestade - sua última peça de teatro - conta a história de Próspero, duque de Milão obcecado por conhecimento, e de sua ingênua filha, Miranda, que são obrigados a se exilarem em uma ilha após um golpe de estado engendrado pelo seu inimigo, o rei de Nápoles. Nesta ilha, pai e filha convivem com as figuras absurdas Ariel e Calibã, reflexos oníricos da cidade e de seus habitantes. Até que uma misteriosa tempestade irá confrontar inimigos, provocar paixões e inspirar a vingança ou o perdão.

Nesta , adaptada por Luiza Jatobá e montada pela Cia Teatro em Quadrinhos, a montagem é uma criação multimídia que busca, por meio de um texto bem humorado e de vocação popular, do poder evocativo de imagens, das sensações, das combinações e das informações não possa conter o ar poético da realidade ficcional, assim como acreditar na ampliação da inteligência na conjugação dos diferentes saberes e na pulverização de sentidos, partilhada e coletiva. A montagem se propõe a ser uma experiência teatral que não só ofereça um vislumbre do teatro de vanguarda, mas que, principalmente, envolva a platéia nas palavras e personagens, “trazendo à tona valores como reconciliação, a inutilidade da violência e o poder dos sonhos”. Reinscrever o texto shakespeariano no contexto da sociedade contemporânea. Para tanto, a peça conta com os vídeos - performance de Jurandir Muller e os figurinos de Teodoro Cochrane.

“Os diálogos bem-humorados e profundos contrapõem a figura disforme, selvagem e pesada dos instintos animais que habitam o homem, a figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo pela liberdade, a lealdade servil e incansável busca por conhecimento”, revela. “Trazemos o teatro ao lugar do jogo, da teatralidade pura, da imaginação. Profanamos assim, o teatro com vídeos, o texto clássico com imagens, a narrativa com a intertextualidade, a tempestade com a hipericonicidade, os instrumentos da alquimia com o lixo eletrônico, a melodia com a dissonância, a unidade de ação com a simultaneidade dos acontecimentos, o conhecimento humanístico da Renascença com o da nossa era, as personagens com ‘personas’ e os atores com a tempestade dos gestos, das vozes e dos ambientes”, resumiu e definiu a diretora do espetaculo Beth Lopes .

Temporada:

de 15 de outubro a 14 de dezembro de 2008 - quartas, quintas-feiras e sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 19 horas. Agendamento escolar: sessões às quartas-feiras e às quintas-feiras.
Gênero: comédia
Duração: 80 minutos
Recomendação etária: espetáculo não recomendado para menores de 12 anos.

Local: Teatro do SESI São Paulo – Avenida Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp Capacidade: 456 lugares
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) aos sábados, às 20 horas.

Franca às quartas, quintas, às 20 horas, e aos domingos, às 19 horas - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento - Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta-feira a sábado, das 12h às 20h30; domingo, das 11h às 19h30. São distribuídos dois ingressos por pessoa.

Nenhum comentário: