9/09/2008

Influências do Design Gráfico.



O que pude perceber durante a pesquisa entre os quatro designers modernos é a paixão que cada um desenvolveu durante os anos de suas carreiras privilegiadas para a criação de novas técnicas e habilidades diversificadas e artísticas dentro da evolução gráfica, arquitetônica, publicitária e artes plásticas, utilizando os mesmos recursos como o suporte (a criação formal) e ferramentas ou utensílios (extensão do corpo e da mão do homem) para o desenvolvimento tecnológico dentro do entendimento e compreensão da própria maneira de ver as coisas e o mundo em sua volta. Cada um desses grandes designers especializou-se na área em que mais se destacavam expressavam em seus trabalhos movidos por uma grande força inexplicável, a paixão pelo design e a arte.

Andy Warhol dedicou-se ao estilo mais extravagante do designer no período chamado "Pop Art", utilizando imagens de celebridades do mundo pop e do mundo cotidiano, desde uma lata de sopa Campbell as garrafas de coca-cola. Transferido tudo por serigrafia fotográfica e xilogravura para mudar as cores e os aspectos das imagens.

Tide Hellmaister aproxima-se mais do surrealismo, outras vezes o expressionismo ou com detalhes acentuados com ressalta ao realismo e a abstração, explorando técnicas desde a colagem plana, bidimensional.

Ao contrario de Aloísio Magalhães aprimorou-se mais ao desenvolvimento publicitário e marketing sendo considerado um dos pioneiros na introdução do design moderno no Brasil desenvolvendo grandes projetos para marcas conhecidas nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobrás(alterada há alguns anos).

Bauhaus foi uma escola de design consagrada por importantes criadores do termo design moderno praticando a ideologia. As origens mais remotas do Bauhaus provêm do movimento Arts and Crafts, do inglês William Morri, restabelecendo a dignidade medieval do artesanato e do artesão como também Groupius o estilo art nouveau, devido ao seu caráter decorativo e esteticista. Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, artesanato e tecnologia.

Nenhum comentário: